11/12/2006 - 16h23
da Folha Online.Analistas e técnicos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recomendaram a desaprovação das prestações de contas do comitê financeiro nacional do PT e do candidato da legenda à Presidência da República, o presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois pareceres já levam em conta declarações de retificação de contas prestadas pelo partido.
.No novo parecer sobre as contas do comitê financeiro, a equipe do TSE volta a apontar falhas em três itens principais: problemas de conciliação bancária; doações de órgãos ou entidades vedadas pela lei; recursos de origem não identificada.
.
O segundo parecer sobre as contas do candidato Lula aponta problemas também a respeito de doadores vedados pela lei; na comprovação de despesas de campanha, bem como questionamento sobre a quitação de R$ 10,3 milhões em dívidas pelo instituto da "novação" (troca do credor).
.
Na semana passada, os técnicos do TSE já haviam recomendado a rejeição das contas de campanha de Lula e do comitê de campanha do PT. Na ocasião, o TSE deu um prazo de 72 horas para a equipe de coordenação de campanha do PT explicar o que os técnicos consideravam como irregularidades, como as doações feitas por empresas concessionárias de serviços públicos. Os advogados do PT retificaram as contas de campanha.
.
Antes de dar sua decisão, o relator do caso, o ministro Gerardo Grossi deve conceder vista dos autos, pelo prazo de 48 horas, para manifestação do procurador-geral Eleitoral, Antonio Fernando Souza. Em seguida, os processos retornam ao ministro. A diplomação do presidente da República e do vice-presidente eleitos está marcada para o dia 14 de dezembro, às 19h.
.
Na semana passada, o tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, disse que o partido vai considerar "natural" se o TSE aprovar com ressalvas as contas da campanha do presidente Lula à reeleição. "É natural que haja ressalvas, o importante é que sejam aprovadas", disse. - É comovente o zêlo com que esses quadrilheiros defendem o que está errado, outro dia disseram que basta atingir uma certa "nota" para passar de ano! Agora estão forçando para que o Tribunal aceite as contas com ressalvas. Se realmente o Brasil fosse uma Nação de homens advindos da flor de uma elite, da nata de uma sociedade, onde o respeito às Instituições fosse o espelho onde todos mirarassem e sentissem orgulho, esse senhor que se diz eleito pela maioria, teria vergonha do que será relatado na história do Brasil e na melhor das hipoteses para o bem de todos; renunciasse, acompanhado de um pedido de desculpas ao povo. Esse ser que não aguenta mais esconder o rosto pelas desfaçatez imposta pelo Partido dos Trabalhados. (Comentário meu)
.
O advogado do PT, Marcio Silva, foi procurado, mas ainda não pôde ser localizado para comentar as decisões.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home